DELIBERAÇÕES DO 8 DE MARÇO UNIFICAM AS LUTAS COMERCIÁRIAS

Estive com mais de 1.200 comerciárias, de 18 sindicatos filiados, na quinta-feira, 8 de março, no primeiro dia da oitava edição do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, no nosso Centro de Lazer em Avaré. O evento segue nestes dias 12 e 13, com novas caravanas organizadas pelos sindicatos filiados. Nos três dias o Parque vai receber mais de três mil comerciárias de todo o Estado.

Nosso evento é o maior de uma categoria profissional em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. E, neste ano, tivemos uma novidade: a diretoria da Fecomerciários colocou à disposição das trabalhadoras o recém-inaugurado Parque Aquático instalado no Centro de Lazer. Temos a satisfação de informar que é o maior parque do Sudoeste Paulista, inédito no sindicalismo brasileiro e que garantiu diversão o dia todo para as comerciárias.

Durante todo o dia foram desenvolvidas atividades por uma equipe de hidroginástica do SESC. Houve ainda sorteio de centenas de prêmios, oferecidos pelos nossos sindicatos, e facilidade para as mulheres fazerem exames de mamografia em dois caminhões, um oferecido pelo Governo do Estado e outro do Hospital do Câncer de Barretos.

A plenária também aprovou, por unanimidade, as 12 reivindicações comerciárias elaboradas pela Comissão Organizadora do evento, o que nos aproxima, ainda mais, do atendimento das reivindicações femininas. Agora, as 12 deliberações vão unificar e balizar as lutas da categoria nas suas bases territoriais dos nossos 71 sindicatos filiados.
São elas:

1- REFORMA TRABALHISTA

Contrapor a Lei 13.467 que impõe condições mais desiguais às
mulheres.

2 – REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Manter ativo o combate a essa reforma, que é prejudicial,
principalmente, às mulheres.

3 – IGUALDADE

Lutar por igualdade salarial entre mulheres e homens que desempenham a
mesma função e jornada.

4 – VIOLÊNCIA

Repudiar todas as formas de violência.

5 – DISCRIMINAÇÃO

Combater toda e qualquer forma de discriminação.

6 – ASSÉDIOS

Não aos assédios sexual e moral.

7 – ENGAJAMENTO

Maior participação feminina nos sindicatos e na política.

8 – EMPREGOS

Concentrar esforços para preservar empregos e direitos.

9 – QUALIFICAÇÃO

Oferecer cursos de qualificação gratuitos.

10 – CRECHES

Instalar creches com horários diferenciados.

11 – SINDICALIZAÇÃO

Estimular a sindicalização das comerciárias.

12 – VOTO CONSCIENTE

Promover campanhas para o exercício do voto consciente das
comerciárias nas eleições de outubro.

LUIZ CARLOS MOTTA, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DOS COMERCIÁRIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO E DA UGT/SP JUNTO COM JOSE DE SOUSA VILARIM (ZEQUINHA) PRESIDENTE DO SINDICATO DO COMERCIO DE COTIA E REGIÃO.